As plaquetas são os elementos do sangue que ajudam a interromper sangramentos no organismo, atuam no processo de coagulação.
Há pacientes que apresentam deficiência de plaquetas, causada por transplante de medula, pela ação da quimioterapia, radioderapia, por terem sofrido alguma intervenção cirúrgica ou por sofrerem de doenças adquiridas geneticamente, a hemofilia por exemplo.
Elas só podem ser estocadas por cinco dias, por isso, existe a necessidade de doações frequentes para a reposição dos estoques.
O concentrado de plaquetas pode ser obtido em uma doação de bolsa de sangue normal, onde se consegue uma unidade de plaquetas, ou por um procedimento que recebe o nome de doação de plaquetas por aférese, onde se obtém uma quantidade seis vezes maior em uma doação. Este procedimento é seguro, indolor e não prejudica a saúde. Leva cerca de 1 hora e 30 minutos, e pode ser realizada com mais frequência que a doação de sangue, pois, as plaquetas são repostas no organismo em apenas três dias.
Na doação de plaquetas por aférese, o sangue é retirado de um dos braços, entra em um equipamento separador de sangue (máquina de aférese), onde as plaquetas são removidas do sangue total (que é composto por plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos ou leucócitos e plaquetas) e retorna para o doador através do outro braço ou pelo mesmo braço dependendo do modelo da máquina de aférese utilizada. Com isso, não existe nenhum tipo de efeito colateral.
Dúvidas relevantes e frequentes
A doação de plaquetas é igual à doação de sangue?
Não, a doação de plaquetas por aférese leva cerca de 90 minutos e necessita de um equipamento específico. Nessa doação, coletam-se apenas plaquetas, os demais componentes sanguíneos retornam ao doador.
A doação de plaquetas é igual a uma hemodiálise?
Não, as finalidades e os equipamentos utilizados são diferentes.
Preciso doar sangue antes de doar plaquetas?
A doação de sangue prévia é recomendada, para verificar se o voluntário apresenta veias de calibre adequado para a doação por aférese. Além disso, permite obter resultados negativos e recentes dos testes de triagem sorológica, minimizando a chance de perda do produto coletado por alteração em um desses testes.
Qual a quantidade de plaquetas retirada?
A doação por aférese diminui a contagem plaquetária em cerca de 30% quando comparada aos valores pré-doação, não prejudicando o doador.
Preciso ter compatibilidade com o paciente que vou doar plaquetas?
Não.
Por que o tempo de doação por aférese é mais longo?
Porque a separação e coleta das plaquetas ocorrem durante a doação e para o equipamento coletar a quantidade adequada leva mais tempo.
Doação de Plaquetas
MEDECNIPU
Mentor Executivo e Difusor Estratégico de Condicionalidade e Norteamento para Inclusão do Patrimônio Universal
(Vida - Gente) - Ideia para Vida! - Apoie iniciativas, ou seja, atitudes úteis! - 2006 - 2015
Domínio de minha propriedade intelectual - http://sergioempretec.wix.com/vibeflogue
Cartão do Doador personalizado, sem custo e ainda
entregue em sua residência! Basta clicar na imagem:
© Copyright 2023. No animals were harmed in the making