top of page

O Transplante de Medula Óssea (TMO) é a única esperança de cura para muitos portadores de leucemias e algumas outras doenças do sangue.
 

 Qualquer pessoa com boa saúde, que tenha entre 18 e 55 anos, pode ser um doador de medula óssea. O procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples.

 

Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.
 

Existe outra forma de obtenção das células-tronco da medula óssea, que utiliza uma máquina específica (aférese) para separar do sangue periférico (corrente sanguínea), as células necessárias para o transplante. Neste caso, o doador tem que receber um medicamento antes da doação (fator de crescimento), que estimula a medula óssea a liberar estas células para a corrente sanguínea. Esta técnica só é utilizada em casos específicos, sob decisão médica e com consentimento do doador.   

 

Dúvidas relevantes e frequentes

 

Há algum risco no procedimento de transplante de medula óssea?

O procedimento de coleta de células-tronco da medula óssea é seguro, mas podem ocorrer complicações relacionadas à anestesia e à coleta propriamente dita, como dor local, que é facilmente controlada com analgésicos comuns. Também pode gerar anemia, devido ao volume retirado.

 

Quem necessita de um transplante?

Pacientes que têm câncer que pode comprometer a função da medula óssea (ex. leucemias), pacientes com medula óssea incapaz de produzir células do sangue e pacientes com doença genética (ex. anemia folciforme).

 

Como posso doar?

Procure o Hemonúcleo ou o Hemocentro mais próximo para efetuar o seu cadastro. Lá você receberá orientações sobre o procedimento e poderá tirar suas dúvidas. Após o cadastro de seus dados (nome, filiação, etnia, endereço, entre outros), será coletada uma amostra de seu sangue para a realização da tipagem de seus glóbulos brancos (tipagem HLA).

 

Posso saber para quem doarei as células?

Não. É obrigatório resguardar a identidade tanto do doador quanto do receptor, entretanto, você poderá receber notícias do andamento do transplante e das condições clínicas do receptor, preservado o anonimato de ambos.

 

Posso me cadastrar como doador apenas para um paciente específico?

Não, a probabilidade de você ser compatível com alguém que não seja de sua família é muito pequena, portanto, é importante aumentar o banco de doadores a fim de torná-lo representativo para todos.

 

Posso doar mais de uma vez?

Sim. Você pode realizar uma nova doação para o mesmo paciente ou para algum outro que seja compatível com você. A quantidade de medula óssea doada é rapidamente reposta pelo organismo de modo que não ocorre esgotamento de sua reserva de células-tronco.

 

Posso desistir da doação?

Sim, você pode desistir da doação a qualquer momento depois de ser cadastrado. Contudo, depois que o paciente já está recebendo altas doses de quimioterápicos, a sua recusa em doar provavelmente acarretará na morte dele, pois não haveria tempo hábil para localizar outro doador compatível. Portanto, a decisão de doar tem que ser bem pensada. É recomendável que os candidatos à doação de medula óssea, antes se tornem doadores de sangue, que, além de ser muito útil à sociedade, é uma maneira de torná-los mais familiarizados com os procedimentos de doação.

Doação de Medula Óssea

 

MEDECNIPU

Mentor Executivo e Difusor Estratégico de Condicionalidade e Norteamento para Inclusão do Patrimônio Universal

(Vida - Gente) - Ideia para Vida! - Apoie iniciativas, ou seja, atitudes úteis! - 2006 - 2015

Domínio de minha propriedade intelectual - http://sergioempretec.wix.com/vibeflogue

Cartão do Doador Personalizado, sem custo e entregue em sua casa!

Clicar na imagem, fazer o cadastro e esperar chegar via correio.

© Copyright 2023. No animals were harmed in the making

bottom of page